Pesquisadores do Centro Evangélico de Geriatria de Berlim (EGZB), em conjunto com o Saarbrucken, que fica no Instituto Meyer-Hentschel, desenvolveram uma roupa especial para retratar a velhice. Com mais de 10 Kg, a vestimenta tenta reproduzir o que é ter mais de 75 anos.
Ela inclui protetores de ouvido, para prejudicar a audição, um visor amarelo para dificultar a visão e detecção de cores, almofadas nos joelhos e cotovelos para endurecer articulações e até mesmo um colete que pressiona o peito.
A roupa foi criada para testar os efeitos da velhice. De acordo com quem testou o produto, a situação é bastante perturbadora, já que une dificuldade para se mover com falta de audição ou visão. Além de faltar o fôlego quando o usuário tenta caminhar por alguns minutos.
Segundo Rachel Eckardt, médica sênior do Centro Evangélico de Geriatria de Berlim, há uma lacuna muito grande entre os médicos e pacientes idosos na Alemanha. E essa roupa serve para que eles compreendam melhor a situação dessas pessoas.
Para conhecer mais sobre o projeto, é só acessar o site oficial da roupa Age Man.