Cientistas transformaram algodão em pólo eletrônico

por Redação Galileu

Editora Globo
Xiaodong Li mostra a flexibilidade do tecido // Créditos: Reprodução © cortesia da University of South Carolina.
Os cientistas da Carolina do Sul Xiaodong Li e Lihong Bao transformaram uma camiseta de algodão em fonte de armazenamento de energia elétrica. Para a experiência eles escolheram uma camiseta branca, simples e dealgodão e a colocaram em uma solução de fluoreto. Depois, a aqueceram a uma temperatura altíssima, em um forno a vácuo de oxigênio livre – para evitar que ela pegasse fogo. 

Desta forma, a celulose do algodão foi transformada em carbono ativado, mas permaneceu com a mesma flexibilidade do tecido original, podendo ser dobrada sem quebrar. A intenção, segundo Li, é criar uma bateria flexível que permita o desenvolvimento de dispositivos eletrônicos moldáveis. 

Usando pedaços de pano como eletrodos para ‘carregar’ a camisa, eles notaram que o material poderia agir como um capacitor, algo que quase todos os dispositivos eletrônicos do mercado têm para armazenar energia elétrica. Assim o tecido foi usado e deu um resultado inesperado: acumulou ainda mais energia do que o normal. 

Mas eles foram além. Revestiram cada uma das fibras de pano do algodão transformada em carbono ativado comnanoflowers de óxido de maganês - ou seja, com gotículas de um composto químico de um nanometro de espessura. 

O desempenho do tecido foi ainda maior e com o aditivo se transformou em um supercapacitor de grande magnitude. Mesmo depois de milhares de ciclos de cargas e descargas a capacidade de armazenamento caiu menos de 5%. “Se os juntarmos podemos carregar aparelhos móveis ou portáteis juntos.” 

Segundo Li. os métodos anteriores para doar carga energética utilizavam combustível, óleo e produtos químicos prejudiciais ao meio ambiente e o novo método não. “Nosso método é mais barato e ambientalmente amigável." 


Via El País


One Response so far.

  1. Realmente tinham que ser orientais para fazer algo tão interessante e avançado.
    Impressionante como o algodão pode ser uma bateria tão poderosa. Isso pode ser algo realmente muito útil no futuro, ainda mais que, como vejo algumas pessoas brincando, as baterias são o maior problema dos dispositivos móveis.