Quem foi que disse que não dá para ser geek e estar na moda ao mesmo tempo?
Por Daniel Pavani
A famosa hacker Jeri Ellsworth criou um vestido com luzes escondidas dentro do tecido e que são acionadas por meio de um sensor de movimento e proximidade. Assim, sempre que alguém chegar perto demais dela – ou o contrário, claro – um conjunto de LEDs azuis irá iluminar seu vestido.
Jeri Ellsworth é famosa no mundo dos geeks e dos hackers, tendo inclusive sua página na Wikipédia (en.wikipedia.org/wiki/Jeri_Ellsworth). Ela ficou famosa por, já aos 12 anos, ser piloto de corrida e ajudar – de verdade – no desenvolvimento dos carros. Mais tarde, aos 21 anos, ela abriu sua própria cadeia de lojas de computadores, a Computers Made Easy, e ficou famosa (e rica) também por ter criado um Commodore 64 dentro de um joystick – um produto de bastante sucesso no Natal de 2004.
Uma pequena apresentação de como funciona o vestido pode ser vista no vídeo de Jeri no YouTube, pelo link goo.gl/amj38. Ela conta que estava indo para o BarBot 2011 – uma feira com apresentações de robôs – e estava sem tempo, mas não queria chegar de “mãos vazias”, decidindo, então, criar este vestido. No vídeo, ela ainda explica detalhadamente o circuito para quem quiser reproduzir o invento.
Toda a eletrônica do sistema fica escondida dentro de uma câmera antiga que a hacker usou pendurada no pescoço e, assim como destaca o site Hack A Day, esta é a melhor parte. No local em que deveria estar a lente, Jeri colocou um sensor infravermelho de movimento que, quando ativado, acende as luzes escondidas no tecido.
Jeri conta ainda que, durante o evento, muitas pessoas ficavam olhando para ela, tentando identificar de onde vinham as luzes ou qual o tipo de mecanismo que as acionava. Deve ter sido, no mínimo, bastante divertido.
Mais notícias em dpavani.geek.com.br.