A Smartcut - roupas inteligentes é ums empresa brasileira que produz e comercializa as chamadas wearable Technologies, ou tecnologias vestíveis.
A partir de conceitos de microeletrônica e tecidos inteligentes, a proposta da Smartcut não é apenas desenvolver e integrar novas funcionalidades às roupas convencionais. Nosso objetivo é criar um novo conceito de roupas que já nascem da fusão da moda e da tecnologia de ponta. Tudo, sem complicar a vida do consumidor.
Fundada por engenheiros formados pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP), a start-up surge para ser a tendência não só da próxima estação. Para nós, a moda precisa acompanhar o ritmo da comunicação e da colaboração típicas da web.
Rhemzo Rodrigues e Vanessa Almeida, fundadores da Smartcut, ainda eram alunos do departamento de Engenharia Elétrica da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo quando os primeiros esboços do que a companhia viria a ser foram traçados.
Em 2008, a proposta inicial da dupla de jovens engenheiros era criar produtos que incluíssem recursos tecnológicos voltados para o mercado de Boutiques Eróticas. Daí surgiu a ideia de desenvolver uma calcinha eletrônica.
Durante os dois anos de pesquisa e desenvolvimento do protótipo da iLingerie, os sócios da Smartcut começaram a compreender o universo do mercado de roupas inteligentes.
Quando o protótipo ficou pronto, não havia mais dúvidas: se eram capazes de incluir tecnologia em uma peça tão frágil e pequena, conseguiriam combinar recursos tecnológicos em qualquer outra peça de roupa.
Atualmente, a empresa está trabalhando em projetos de outros inovadores produtos que combinam tecnologia de ponta com o universo da moda. Tudo para ser a tendência não apenas da próxima estação.