Com o amadurecimento do setor têxtil em âmbito global, o desenvolvimento de novos materiais e tecidos de alta performance (tecidos inteligentes) com funcionalidades diversas, bem como o emprego de tecnologias de transformação ambientalmente responsáveis, se tornam cruciais.

O vestuário, por representar nossa segunda pele, configura suporte ideal para transportar dispositivos funcionais. A incorporação de (micro) componentes eletrônicos, tais como sensores, atuadores, circuitos de processamento de sinais, baterias e sistemas de transmissão de dados (RFID) em tecidos, resultam em um sistema integrado, o qual expande o mercado de tecidos de alta performance, para os chamados sistemas ou tecnologias vestíveis (wearable technologies), conhecidos também como e-têxteis (e-textiles).

Tais incorporações resultam em funcionalidades como: monitoramento contínuo de sinais vitais e de temperatura interna e externa, suprimento energético (armazenamento de energia solar), incorporação de leds para vestuários de segurança, mudanças de cores do têxtil devido a variação de temperatura e/ou incidência de raios UV, entre outros. Por exemplo, em uma vestimenta militar, a fim de incorporar diversas funcionalidades, pode-se desenvolver tecidos com duas faces, sendo que a face em maior contato com a pele poderia possuir um sensor para monitorar sinais vitais, enquanto a face externa armazenaria outros sensores para coleta de dados do ambiente, como alterações climáticas, sendo que todas essas informações poderiam ser repassadas a uma base externa.

Devido ao atual custo destas inovações, os principais mercados para e-têxteis são: forças armadas, médico-hospitalar, esportes e construção civil. Na indústria da moda alguns estilistas e marcas estão incorporando, gradativamente, tais tecnologias tanto em desfiles de moda, como em peças para uso cotidiano. Destacam-se mochilas e casacos que armazenam energia solar para carregar celulares e mp3, bem como roupas com leds para visibilidade noturna à distância.

Para desenvolver estas tecnologias é necessária a união de diversas áreas de estudo como, por exemplo, engenheiros têxteis e eletrônicos, de modo que os diferentes conhecimentos convirjam em produtos que atendam à demanda dos novos consumidores que estão emergindo. Sendo assim, o IPT, devido à sua pluralidade de áreas e estudos, se torna um ambiente propício ao estudo e desenvolvimento, de modo integrado e sinérgico, desses novos têxteis, bem como à avaliação de desempenho desses materiais.


Fonte