Uma pesquisa desenvolvida por cientistas suecos, com a direção da professora Agneta Richter-Dahlfors, do Instituto Karolinska na Suécia, criaram uma célula cerebral artificial que poderá ser usada para o tratamento de importantes doenças neurológicas.
Baseados em que as células nervosas cerebrais liberam e usam transmissores ou compostos químicos para comunicarem-se umas com as outras. A equipe conseguiu enviar mensagens pelo interior da mente de um animal de laboratório de modo similar ao utilizado pelos nossos neurônios, através de uma pequena peça de plástico que pode transmitir eletricidade. Como resultado, o cérebro usou essas mensagens para controlar várias ações corporais.
A investigação, que foi publicada recentemente na revista Nature Materials, afirma que com o tempo esses estudos poderão levar a correção de problemas e dar soluções para tratamentos da perda auditiva, epilepsias e mal de Parkinson.
Atualmente os cientistas já planejam desenvolver uma pequena unidade de neurônios artificiais que poderão ser implantados no corpo. Um grande avanço sem dúvida, na área neurológica.

http://www.fayerwayer.com.br/2009/07/mais-perto-de-criar-neuronios-artificiais/
http://mzoneone.blogspot.com/search/label/Neuroscience