Estudo é esperança para pessoas paralisadas.
Testes com seres humanos começam em 2010.


Pesquisadores da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, conseguiram fazer um macaco movimentar um braço mecânico apenas com a força da mente. O projeto promete revolucionar o tratamento de milhões de pessoas paralisadas.
O animal foi adestrado e aprendeu a mandar comandos diretamente do cérebro para mexer o braço robótico. Ele conseguiu fazer diferentes movimentos com a mão mecânica -- até como se estivesse girando a maçaneta de uma porta. Como recompensa ganhou um gole de água.
Macacos são facilmente treinados para segurar objetos. O surpreendente nesse caso foi como o macaco conseguiu mexer o braço: sem tocá-lo.
Os cientistas da Universidade de Pittsburgh implantaram um chip de quatro milímetros na parte do cérebro responsável pelos movimentos motores. Eles ligaram eletrodos na cabeça do macaco e fizeram um computador interpretar os sinais cerebrais enviados para movimentar o braço robótico.
No começo do estudo, no ano passado, os macacos mexeram o braço mecânico em troca de doces. Agora, pela primeira vez, conseguiram fazer movimentos complexos, como o de girar a mão artificial. "O macaco aprendeu logo e passou a agir naturalmente, como se o braço mecânico fizesse parte do corpo dele", explicou o cientista Andy Schwartz.
Os testes com humanos começam no ano que vem. Os pesquisadores querem provar que a tecnologia é segura e pode ajudar pacientes com algum tipo de paralisia a ter mais autonomia. Um outro estudo, parecido, já está em testes. Pacientes tetraplégicos conseguiram mover o cursor do computador usando apenas o cérebro.