Um equipamento divulgado pelo site “Yanko Design” mostra como a tecnologia pode facilitar a locomoção de deficientes visuais. Idealizado pela designer russa Natalia Ponomareva, o Touch & Go -- ainda não disponível no mercado -- permite que o usuário receba instruções via fone de ouvido e também em um dispositivo “vestível”. O equipamento -que pode ficar preso ao braço, à mão ou à roupa - coloca o usuário no centro da tela e indica de forma tátil para onde ele deve se movimentar até chegar ao local de destino. Dessa forma, se a ordem for virar para a direita, uma flecha em alto relevo fará isso na superfície do aparelho. Caso o Touch & Go identifique algum obstáculo, ele pode fotografar este objeto e reproduzir seu formato no navegador, usando para isso um desenho simplificado. O objetivo é fazer com que o usuário identifique, com a ponta dos dedos, o que está a sua frente.

As instruções são dadas via fone de ouvido e via navegador: este último equipamento indica, de forma tátil, para onde o usuário com deficiência visual deve se locomover.


Com informações táteis, o Touch e Go mostra para onde o usuário deve se movimentar. Se a ordem for virar para a direita, por exemplo, uma flecha em alto relevo fará isso na superfície do aparelho.