Remédios nos olhos

Pingar colírios várias vezes ao dia pode ser uma tarefa difícil para os pacientes. Mas o maior problema é que, devido ao piscar e às lágrimas, apenas entre 1 e 7 por cento do medicamento é realmente absorvido pelo olho.

Agora, o grupo do Dr. Daniel Kohane e seus colegas do MIT (EUA) desenvolveu uma lente de contato especial capaz de liberar o medicamento nos olhos aos poucos, em uma quantidade constante, precisa e ajustável.

Lentes de contato que liberam remédios

Embora outros pesquisadores já tenham desenvolvido lentes de contato que liberam medicamentos, nenhuma delas consegue manter a liberação do medicamento de forma precisa e constante.

Geralmente, as lentes de contato começam liberando uma quantidade grande nas primeiras horas, acima do recomendado, e que vai decaindo rapidamente, ficando abaixo da dose prescrita. Esse problema agora foi sanado.

A nova lente de contato é composta por duas camadas ensanduichando um polímero absorvente e biodegradável que contém o medicamento. Os materiais usados na fabricação tanto das duas camadas externas da lente quanto da camada intermediária já foram testados e aprovados para uso ocular pelo órgão norte-americana de saúde, a FDA (Food and Drug Administration).

Lente de contato de uso contínuo

Nos testes de laboratório, o protótipo liberou um antibiótico normalmente receitado na forma de colírio - a ciprofloxacina - durante 30 dias, o maior período atualmente aprovado pelas autoridades de saúde para uso contínuo de lentes de contato.

Em testes em animais, as lentes liberaram o medicamento continuamente por até 100 dias. As quantidades liberadas foram suficientes para matar o patógenos em ensaios de laboratório.

Os pesquisadores veem aplicações para as novas lentes de contato dispensadoras de medicamentos em condições como glaucoma e olhos secos, que exigem a aplicação diária de colírios.


http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=lente-contato-libera-medicamento-olhos-ate-30-dias&id=4349&nl=sit