Os engenheiros vêm tentando há muitos anos aperfeiçoar o "tecido inteligente", e a Eleksen pode estar à beira de alcançar a linha de chegada. A Eleksen criou um tecido com propriedades elétricas que permite a criação de painéis de controle integrados em itens como vestuário e mochilas.

A tecnologia ElekTex é um tecido de verdade. Você pode dobrá-lo, lavá-lo ou limpá-lo a seco, mas ele tem propriedades especiais. Quando pendurado em um pequeno dispositivo eletrônico para "ler" o tecido, é possível sentir as coordenadas X/Y, a quantidade de pressão aplicada e até o movimento de toque ao longo do tecido.


A Eleksen demonstrou diversas jaquetas com controles para MP3 players e iPods integrados à manga ou ao bolso interno da jaqueta, assim como mochilas com controles integrados nas alças. Eles também tinham um tecido com teclado Bluetooth que você podia enrolar e colocar em seu bolso.


Para criar estes produtos diferentes, a ElekTex usa um "sanduíche" de tecido de três camadas. A camada superior possui faixas condutoras impregnadas no tecido em uma direção. A camada inferior também possui faixas condutoras, orientadas a 90º em relação à camada superior. Então, uma camada semicondutora intermediária é uma tela que separa as camadas superior e inferior. Quando você pressiona a camada superior, ela faz a conexão através da tela com a camada inferior e isso fornece a coordenada X/Y ao controlador.
O teclado de tecido parece especialmente apropriado para pessoas que precisam digitar muita coisa em seus PDAs ou e-mail em seus celulares. Você simplesmente puxa o teclado para fora de seu bolso, desenrola e liga. O Bluetooth faz a conexão sem fio do teclado com o PDA e você digita.
Mais informação em ElekTex.com (em inglês).

http://eletronicos.hsw.uol.com.br/ces-200623.htm