Um novo tipo de roupa inteligente que se adapta a variações de temperatura para manter o usuário confortável está sendo desenvolvida por pesquisadores ingleses. Para isso eles estão se inspirando na natureza.
A roupa inteligente utiliza a última palavra em microtecnologia para produzir um material que permite que o ar resfrie o usuário quando a temperatura estiver alta e expulse o ar quando a temperatura cair. O sistema é o mesmo utilizado pelas árvores coníferas para se abrir e deixar cair suas sementes.
O tecido inteligente consiste de uma camada superior de pequenos picos de material que absorve água, cada um medindo apenas cinco micra de diâmetro. Quando a pessoa se aquece e começa a suar, os pequenos picos do material reagem com a umidade e se abrem automaticamente, permitindo que o ar exterior flua e resfrie a pessoa. Quando ela pára de transpirar, os picos se fecham novamente e o ar deixa de entrar.
A camada inferior do tecido é impermeável, evitando que a pessoa se molhe estando os picos abertos ou fechados.
A tecnologia está sendo desenvolvida no Centro de Biomimética da Universidade de Bath, Inglaterra, especializado em pegar idéias da natureza e transformá-las em produtos, sob a coordenação do professor Julian Vincent.


FONTE: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=010160041015