Roupas espaciais são equipamentos caros e sofisticados. Afinal, elas são as responsáveis diretas pela manutenção da vida dos astronautas. Mas, como todas as roupas, elas ficam velhas e devem ser substituídas - quase sempre porque novas tecnologias já permitem a construção de modelos melhores.
Agora, os russos tiveram uma idéia inovadora para se livrar das roupas velhas de seus cosmonautas: transformá-las em satélites artificiais de pesquisa.
Eles literalmente jogarão fora suas roupas espaciais velhas, lançando-as ao espaço a partir da Estação Espacial Internacional. O primeiro lançamento será feito no próximo dia 3 de Fevereiro, pelo cosmonauta Valery Tokarev.
Antes, porém, eles adicionaram às roupas velhas um pequeno transmissor de rádio, que permitirá que a roupa-satélite - "SuitSat" em inglês ou "RadioSkaf" em russo - possa ser monitorada. Com a experiência, os cientistas querem analisar a real durabilidade das roupas espaciais, sem comprometer a saúde dos cosmonautas.
Além disso, eles querem estudar qual é o arrasto sofrido pelas roupas no espaço. Ao contrário dos satélites, que têm uma geometria bem definida - tornando fácil a tarefa de calcular sua permanência no espaço - as roupas espaciais têm um desenho irregular, sendo praticamente impossível calcular o tempo que elas levarão para atingir as camadas superiores da atmosfera e queimar na reentrada.
O equipamento de rádio transmitirá continuamente as condições da roupa - duração das baterias, temperatura interna e externa etc. - para que os cientistas possam avaliar seu funcionamento.
Mas os rádio-amadores também poderão monitorar as SuitSat. Elas transmitirão uma mensagem uma vez por minuto, na freqüência 145,990 MHz FM: "Aqui é a SuitSat1, RS0RS", seguida por uma saudação em inglês, francês, japonês, russo, alemão e espanhol e, finalmente, os dados técnicos registrados naquele momento.