Os trabalhadores de fábricas e da construção civil, em sua grande maioria, gostam o suficiente de si próprios e são conscientes o bastante para usarem sempre o capacete de segurança. Mas é difícil encontrar um operário que afirme que o capacete seja algo confortável.
Capacete de segurança inteligente
A solução pode estar na forma de um capacete "inteligente" - um capacete de segurança construído com um material flexível, tão confortável quanto um boné de tecido, mas que endurece instantaneamente ao menor sinal de um impacto.
O capacete ProAtivo é uma criação do designer industrial norueguês Tore Christian Bjørsvik Storholmen. Quando a camada externa do capacete detecta o impacto de um objeto qualquer, o material interno, macio em confortável em condições normais, transforma-se imediatamente em um material resistente e capaz de absorver o choque.
Aparência, conforto e segurança
"Em termos de aparência, os capacetes de segurança não mudaram muito nos últimos 30 anos. O formato do meu conceito foi inspirado nos bonés de beisebol, muito populares entre os trabalhadores da indústria da construção," explica Storholmen.
O "boné de segurança," ou capacete inteligente, como seu criador o chama, possui em seu interior um material que é leve e flexível em condições normais. Quando ele recebe um golpe, esse material "trava" instantaneamente, tornando-se firme e capaz de absorver o choque.
Os testes mostraram que, além de muito mais confortável, o novo capacete de segurança é mais seguro do que os modelos tradicionais.
Protetores auriculares
Os protetores auriculares incorporados ao capacete também têm sua tecnologia embutida. Eles são feitos com tecidos capazes de conduzir eletricidade.
"Isto significa que sistemas de comunicação podem ser incorporados no capacete sem a necessidade de cabos que podem se prender em outras coisas," diz o Storholmen. Operários geralmente utilizam sistemas de rádio e podem também portar sistemas de segurança, como detectores de gases usados por trabalhadores em minas.
Tecidos sensíveis à pressão e tecnologia Bluetooth são combinados de tal forma que o usuário pode até mesmo atender a uma chamada do telefone celular sem ter que remover luvas, protetores auriculares e, sobretudo, o próprio capacete.

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=capacete-de-seguranca-inteligente&id=010170080609