Criações na área de multimídia, inclusão digital e Internet fazem parte dos projetos que campuseiros de diferentes países levarão à Campus Party Iberomérica, que se realiza de 28 de outubro a 1º de novembro em El Salvador. Estes profissionais participarão da iniciativa "Campuseiros apresentam", na qual as iniciativas tecnológicas desenvolvidas em seus países de origem serão compartilhadas em fóruns abertos ao público e demais convidados.
Os projetos são a razão principal do convite para a apresentação no evento, já que nesta edição um dos objetivos é colaborar para a redução da barreira digital na região, através de idéias e lideranças. São seis expositores campuseiros, que apresentarão os projetos descritos a seguir.

Mouse ocular (Fundaçãon Paulo Feitoza, do Brasil)
A tecnologia utilizada por este mouse ocular permite que pessoas com mobilidade reduzida possam utilizar um computador por meio do movimento dos olhos. O grupo de trabalho da Fundação Paulo Feitoza desenvolveu um software um hardware próprios que traduzem os sinais eletromagnéticos registrados através de eletrodos colocados na face do usuário, para que sejam recebidos e interpretados pelo computador. Assim, é possível controlar o movimento do mouse e até escrever em um teclado virtual unicamente movendo os olhos.

HALL 9000 (José David Cuartas, da Colômbia)
Trata-se de uma instalação audiovisual na qual são criadas quatro atmosferas diferentes, determinadas pelas imagens e sons dentro da instalação. Esta proposta trabalha com uma tecnologia chamada Realidade Aumentada, a qual é um modelo de representação para a manipulação, integração e interação de imagens, na qual se funde a realidade cotidiana com a realidade virtual. Por meio de marcadores, permite a interação e o controle total das projeções e dos sons pelos visitantes.

Webmasters sem Fronteiras (Espanha e Peru)
Projeto de formação profissional e inserção laboral para jovens de baixa renda. A organização colabora com um orfanato, trabalhando com adolescentes entre 17 e 20 anos que enfrentam o problema de ter que abandonar o local em que cresceram para se tornarem independentes. Para que a experiência não seja tão traumática, a Webmasters sem Fronteiras capacita estes jovens e lhes oferece trabalho para que possam viver e pagar seus estudos superiores.

Projeto IRISÉ um sistema que permite às pessoas com deficiência visual perceberem todo tipo de imagens, formas, figuras e cores por meio do tato. Agora, a aplicação principal do projeto é permitir que crianças com limitações visuais acessem recursos pedagógicos visuais semelhantes aos utilizados em aulas regulares tradicionais. Isto se realiza mediante o uso de uma base de dados de imagens pedagógicas categorizadas por áreas (geometria, história, biologia, etc.) que a criança pode perceber usando o dispositivo.

Teradesk for Android (José Augusto Ferrarini, do Brasil)
Trata-se de uma plataforma cliente/servidor que integra computadores, dispositivos móveis e um disco virtual para armazenar informação. Os dispositivos Android podem se conectar ao computador, copiar arquivos, compartilhá-los via Bluetooth e mensagens MMS ou armazená-los no disco virtual, mantendo os dados do usuário sempre sincronizados e acessíveis a partir de qualquer lugar.

Fire FM (José Enrique Bolaños e Jorge Villalobos, da Costa Rica)
A idéia do projeto tornou-se realidade com o anúncio do concurso Extend Firefox 3, no qual foi levou o prêmio máximo na categoria de "melhor extensão para música". O projeto, que já conta com mais de 300 mil downloads, permite ao usuário escutar música com seu navegador a partir de uma uma barra de ferramentas extra.
FONTE: Terra Colombia