Fabricantes de roupas e calçados disputam a primazia dos lançamentos de peças que incorporam tecnologia eletrônica, como jaquetas com iPod e tênis que tocam música. Mas as indústrias ainda se perguntam: se fizermos tudo isso, alguém vai comprar?A tendência começou pela Burton Snowborads, em 2002, e foi aproveitada pela Spyder Skiwear e pela O''Neill, mas o mercado ainda continua pequeno, segundo o analista Marshal Cohen, do NPD Group. Em breve, porém, isso pode mudar, graças à entrada de marcas familiares, como Nike, Levi Strauss e Columbia."Isso deve se tornar um mercado bilionário nos próximos dois anos e meio a três anos", disse Cohen à Reuters. "Estamos falando de um pedaço muito substancial da torta."Neste semestre, a Columbia pretende lançar jaquetas com iPods e a Levi''s apresentará jeans com o tocador, inclusive com um joystick no bolso menor.Peter Boatwright, professor de Marketing da Universidade Carnegie Mellon, acha que integrar a tecnologia a sapatos e jaquetas faz sentido, e lembra que grandes empresas normalmente pesquisam muito o mercado antes de lançar um produto."A avalanche de gravatas, jaquetas e alto-falantes de várias formas nas revistas de bordo são provavelmente de empresas que tentam uma carona no enorme sucesso do iPod e outros equipamentos. É aí que os consumidores se sentem inundados e cansados", afirmou."Os consumidores estão excitados com a tecnologia e os benefícios do produto, mas não vão dar maior valor a obter essa funcionalidade adicional", disse Tom Krutilek, vice-presidente de Marketing da Kenpo, empresa que faz jaquetas com controles de iPod nas mangas."O consumidor típico tem um certo orçamento em mente, e se está dentro, fantástico; se não, isso não funciona para o consumidor", disse ele.Após tentar vender as jaquetas por 275 dólares nas fases de testes, a Kenpo, segundo Krutliek, descobriu que a faixa mais apropriada seria de 99 a 199 dólares.Pouco mais de um ano depois, a empresa diz ter faturado mais de 2,5 milhões com as jaquetas musicais, entre 5 e 10 por cento do faturamento total da companhia.A Burton Snowboards, que em 2002 vendia por 999 dólares uma jaqueta com aparelho de som acoplado, diz obter "uma porção significativa" do seu faturamento com jaquetas, bolsas, capacetes e bonés feitos para tornarem os "gadgets" mais convenientes, segundo seu vice-presidente de Marketing Global, Bryan Johnston.Johnston disse que os praticantes de snowboard representam quase três quartos dos consumidores da jaqueta modelo Audex. Com alto-falante no capuz e tecnologia sem-fio, as roupas permitam que o usuário ajuste a música ou atenda ao celular apenas tocando o exterior do casaco.Para Johnston, esses produtos vão se tornar comuns nos próximos dois ou três anos, mesmo que não tenham todos os seus recursos usados. "É a velha máxima dos utilitários —quanta gente realmente os coloca em situações ''off-road''?"Laveta Willis, executiva-chefe da Dada, também aposta nessa tendência e planeja lançar, em meados de agosto, tênis de basquete, a 200 dólares, que contêm um tocador digital, com alto-falantes nos tornozelos ou um fone sem fio."Neste momento, nosso alvo é (o consumidor) de 12 a 25 anos, mas olhamos gente correndo na rua e são de todas as idades", disse Willis à TV Reuters. "Todo mundo quer ter sua música."

One Response so far.

  1. Muito legal, já tinha vindo no teu blog outras vezes!
    Obrigada pelo elogio ao meu livro