Um novo material, desenvolvido na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, vai permitir a construção de lentes de contato inteligentes, dotadas de sensores e circuitos eletrônicos capazes de medir a pressão intra-ocular e, no futuro, até aplicar medicamentos nos olhos de forma automática.
Tingrui Pan e seu colega Hailin Cong começaram com um material sintético chamado PDMS (polidimetilsiloxano). Eles desenvolveram uma técnica que permite a inserção de micropartículas de prata em padrões bem definidos e precisos, criando fios condutores.
Além de permitir a transmissão de eletricidade para os circuitos, os fios de prata também têm propriedades antimicrobianas bem conhecidas.
A técnica permite a deposição dos fios em formatos não-planos, como na superfície de uma lente de contato. O experimento demonstrou que os microfios, que não atrapalham a visão, por serem finos demais, funcionam como um sensor de pressão.
O aumento da pressão intra-ocular é um dos traços marcantes do glaucoma, uma das maiores causas da cegueira em todo o mundo.
Uma lente de contato que tenha uma "inteligência eletrônica" poderá monitorar continuamente a pressão no interior do olho e transmitir esses dados para um computador próximo.
No futuro, essas lentes de contato inteligentes poderão não apenas facilitar o diagnóstico médico, como permitir que os próprios pacientes monitorem a saúde de seus olhos em casa, procurando o profissional de saúde apenas quando soar o alarme.
Agora os cientistas estão aguardando a aprovação das autoridades de saúde para começar os testes das lentes de contato inteligentes em humanos. Por enquanto elas somente foram avaliadas em animais, sem apresentar qualquer efeito colateral.

FONTE: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=lentes-de-contato-inteligentes-monitoram-pressao-dos-olhos&id=010160080805